No tópico anterior mostrei como prender a pena na elk hair caddis com metal. Poderia simplesmente ter enrolado a pena mas... na primeira dentada na veia dela, já era...
Tenho amigos que atam muito bem e não gostam de metal em mosca seca, por causa do peso. Bom, vou mostrar que o peso não prejudica a mosca.
Abaixo um wire (metal) prata que utilizei e outro, cor de cobre, para moscas maiores
Os pedaços utilizados são bem maiores do que o necessário para uma mosca. Jogando eles na água NÃO AFUNDAM! Com peso desprezível, eles não tem força para romper a tensão superficial da água:
Depois de mergulhados, trouxe o wire mais pesado pra superfície e novamente, ele não conseguiu afundar:
CONCLUSÃO: Como metal não encharca e seu peso é insuficiente para prejudicar a flutuabilidade, o wire é uma ótima opção para atar e reforçar até moscas secas.
Ótima dica parceiro, que sirva de exemplo a
ResponderExcluirser seguido...
Até os lambas destroem elas sem o Wire, impressionante!
Show de bola, aquele abraço!
Opa, fala amigão! Valeu a contribuição! Lembro de uma pescaria nossa que os lambaris acabaram com algumas nymphs! rsrs
ExcluirAbração parceiro véio!
Engenheiro Keko para a NASA!!! hehehe
ResponderExcluirhahahahaha, só o salário da NASA já tava bom, o resto não me interessa! rsrs
ExcluirKeko, vou questionar o método.rs.
ResponderExcluirCom o fio esticado a tensão superficial da água não deixa ele afundar. Mas se enrolar é bem provável que afunde.
Mas isso não é o ponto.
A questão é o peso total da mosca contra a tensão superficial total da mosca. E como vai se comportar no rio, com correnteza e outros fatores.
Por experiência posso dizer, sem medo de errar, que todo peso atrapalha. Mas o que atrapalha MUITO MAIS é material de má qualidade e o atado sem capricho.
Material bom, atado corretamente não encharca fácil e é firme para manter a tensão superficial. Com isso o arame não vai atrapalhar.
Mas você já sabe disso tudo. ;)
Abraço
Realmente meu amigo, na mosca conta o conjunto todo. Ainda assim entendo que o peso só do fio de metal, por ser desprezível, não atrapalha. Porém, agradeço a sua postagem, pois, são essas divergências que garantem a continuidade e a evolução do fly. Valeu!!!!
ResponderExcluirAbração Eloy!!