Separei os tipos de bobbins em 3 categorias:
1. bobbin básico
Com esse tipo de bobbin, basta encaixar o carretel, passar o fio pelo tubo e usar. A pressão da linha ocorre na mão, apertando mais ou menos as hastes para forçar o carretel. Existem modelos apenas de metal, com a ponta de cerâmica ou tubo todo de cerâmica
Modelo, simples. Todo de metal.
Com ponta de cerâmica (Griffin). A propaganda é que protege mais as linhas em especial as finas, mais frágeis, evitando que se rompam
Versão com tubo de cerâmica, Tiemco. Minha escolha para essa classe de bobbin por possuir tubo fino o que facilita colocar a linha em lugares mais complicados, ser tubo de cerâmica e ter uma borracha para segurar que gera um certo conforto.
Rite bobbin. Regulagem na lateral, girando a parte metálica.
Stonfo Bobbin. Mesmo tipo de regulagem do anterior
Petitjean. Esse é mais inteligente do que seus concorrentes. A regulagem da tensão se dá empurrando um tipo de espiral de metal para perto do carretel. Diferencial, se arrebentar a linha basta encaixar ela novamente sem ajuda de qualquer ferramenta, ele não tem o tubo fechado mas a linha fica no lugar. Outro diferencial, ele tem a função dubbing twist incorporada. Nesta categoria, esse foi a minha escolha, uso até hoje. Já escrevi detalhadamente sobre ele. Acesse: http://kekomoscas.blogspot.com.br/2012/02/bobbin-of-bobbins.html
3. Bobbin Automático
Nesta categoria encontramos aqueles bobbins que recolhem a linha sozinhos, ou seja, durante o atado, quando necessitar colocar o bobbin no bobbin rest (descansador de bobbina) o que é muito comum, quando o pescador retornar o bobbin para perto do anzol, não precisará girar o carretel com os dedos pra recolher a linha, o equipamento fará isso instantaneamente. Excelente para deixar o bobbin no descanso mais longe do anzol para trabalhar na mosca com mais espaço. Ótimo para dar nó durante a confecção da mosca e ter o excesso de linha recolhido imediatamente (ganho de tempo!). A pressão da linha ocorre apertando o carretel na mão ou dando 1 ou mais voltas (conforme a tensão pretendida) da linha na haste do bobbin, antes de passar ela pelo tubo.
Minhas pesquisas apontam que existem 2 modelos.
Esse é canadense. Encaixa o carretel original de thread
Modelo americano, fabricado pela Nor-Vise. Minha escolha. Embora tenha que transferir os fios para o carretel de alumínio, ele é mais confortável para atar, não vira um trambolhão na mão. Os carretéis de alumínio são mais estreitos, porém, com diâmetro maior (grande sacada), para receber uma boa quantia de material.
Esses modelos automáticos são TOP. O triste é o valor do produto, frete, impostos e taxas. O modelo canadense chega aqui custando $ 235.00 (duzentos e trinta e cinco dólares americanos). O modelo dos Estados Unidos chega aqui custando $ 165.00 (cento e sessenta e cinco dólares americanos). Isso considerando a receita cheia, tributação correta.
Enfim, não há como se comparar um bobbin da primeira categoria com da terceira ou da segunda categoria com da terceira (como me perguntaram), são coisas bem diferentes. Não interessa a categoria, veja o qual te atende melhor e meta ficha!
Bom atados!
keko
Nenhum comentário:
Postar um comentário